6 de mai. de 2009

X-Men Origins: Wolverine - Review

wolverine-review-header

Produtora: Raven

Distribuidora: Activision

Gênero: Ação

Plataforma: X360/PS3

Analista: Fabian Kurayami

Editor: Gustavo Rodrigues


_____________________________________________________


Entra ano, sai ano e os jogos baseados em filmes continuam variando entre péssimos e medíocres. A Raven Software, encarregada de desenvolver o jogo, acabou dando sorte quando o filme foi adiado em quase um ano. O tempo extra permitiu uma produção mais bem acabada e as promessas de que Wolverine ganharia um jogo á sua altura e que entraria no restrito clube das boas adaptações cinema/games. Com o jogo nas prateleiras nos cabe agora a responder a pergunta: X-Men Origins: Wolverine faz parte da regra ou é uma exceção?

Visual Muito Feroz

x-men-origins-wolverine-uncaged-edition-blood

A primeira impressão de Wolverine é excelente. O game começa com videos em CG fantásticos e quando o jogo começa os gráficos em tempo real são bons com um modelo de Logan extremamente bem feito e semelhante ao ator Hugh Jackman. Desde o vídeo é possível enxergar a violência do game. As animações são viscerais e mostram Wolverine como em suas mais brutais e ferozes interações nos quadrinhos. O jogo segue este mesmo clima. Decaptações, decepamentos e ótimas execuções dão o tom da aventura.

Os poderes de regeneração do mutante também são bacanas. É possivel ver grandes buracosno herói, deixando costelas e outros ossos expostos, antes que comecem a se fechar. Não é um espetáculo, mas sem dúvida faz seu papel.

Os cenários também são visualmente interessantes, especialmente o nível da floresta africana e o da fuga na neve. As instalações científicas possuem uma arte meio genérica mas não chegam a ser ruins. Os modelos dos inimigos são bons mas bastante repetitivos.

No aspecto técnico temos um jogo de frame rate sólido. A taxa cai em alguns momentos, em especial nas cenas onde o cenário é destruído, mas são situações pontuais e não uma constante durante a experiência.

Arma X

wolverine5-noscale

A trama do jogo acompanha os eventos do filme mas os expande. O roteiro do cinema não é lá grande coisa então não espere no jogo a profundidade de um Dostoievski. A história é a típica do “cinemão” de ação holywoodiano. O ponto positivo é que o jogo, supreendentemente, acrescenta sequências bastante interessantes que não existem no filme, como o ataque ao centro de pesquisa e desenvolvimento das emblemáticas sentinelas.

Em uma adaptação cinema/videogames um aspecto importante na apresentação é o grau de fidelidade que o jogo replica o clima do filme. Felizmente Wolverine sucede. Tudo remete ao filme. Dentes de Sabre e Logan estão modelados com extrema fidelidade a seus atores, e os outros personagens também obtêem sucesso mediano. Ajuda ter Hugh Jackman dublando o icônico mutante Wolverine.

Aliás, a dublagem como um todo possui qualidade. Os outros atores do filme não fazem parte da produção, mas seus substitutos - ao lado de Jackman - garante a qualidade do game. A trilha sonora é discreta mas decente e os efeitos sonoros empolgam, especialmente o barulho das garras de Wolverine, que garantem uma grande impacto e aumentam a imersão.

Jogabilidade Assasina

wolverine_20090307_790screen001

X-Men Origins: Wolverine é um hack´n sla 3D clássico. A inspiração parece vir de Ninja Gaiden e God Of War. O combate é rápido e violento, mas os combos são simples e não possuem muitas variações. Além dos combos podemos usar alguns especiais, que são executados de modo bastante simples, basta segurar um dos gatilhos e apertar um dos quatro botões de face. Há ainda agarrões e os “Lunges” que são imensos saltos em direção ao adversário. No geral o combate flui com tranquilidade, mas após algum tempo fica claro que o título é não possui a profundidade da dupla que o inspirou.

Algo que me surpreendeu foi a grande quantidade de puzzles que o jogo oferece. A maioria deles são simples mas definitivamente são divertidos e colocados em momentos corretos para quebrar o frenesi dos combates. Há também elementos de plataforma, com muitos saltos e integração com os puzzles, tudo auxiliado por uma câmera que se aproxima da perfeição.

Aliás o título investe em variedade. Há sequências de fuga, saltos sobre helicópteros, combates contra robôs gigantes e, pasme, momentos inspirados em jogos de nave! Até pelo fato do combate ser um tanto raso, estes momentos são fundamentais para dar “gás” ao jogador para seguir em frente.

O jogo faz uso de um sistema de evolução. Enquanto mais você mata e encontra “dogtags” mais seu personagem ganha pontos de SKILL que podem ser gastados em diversas habilidades como fator de cura, dano das garras e dano e duração dos especiais. Há também os “Mutagens” que podem ser equipados (até 3 ao mesmo tempo) para melhorar certas caracteristicas do herói, eles estão espalhados pelas fases e são graduados em níveis.

O sistema de energia de Wolverine é bastante eficiente. Sempre que está parado, Logan regenera os danos superficiais. Há outra barra, essa esférica, que são os danos nos órgãos internos. Estes se regeneram com mais lentidão e apenas após o curamento completo dos danos externos.

Conclusão

x-men-origins-wolverine-screens-20090406092748760_640w

Poucas vezes tive tanto prazer ao jogar um game baseado em filme. Aliás, não só baseado em filmes, também baseado em quadrinhos. Não é um game profundo. Os combates não possuem a velocidade e profundidade de um Ninja Gaiden nem a elegancia e equilibrio de God Of War. Mas X-Men Origins: Wolverine faz o feijão com arroz com eficiência e acrescenta a mistura boas sequências de puzzles e saltos. Os gráficos eficientes e apresentação fiel á obra que a inspirou fazem de Wolverine um vencedor. Obrigatório para os fãs de Logan e suas garras!


Minha Opinião ( Gustavo Rodrigues )


Como não tive a oportunidade ainda de jogar este game, que pena, não posso falar muito sobre mais pelo que li desda análise feita pelo pessoal do HCG deu pra perceber que o jogo está maravilhoso, adorei tudo que li sobre ele e tenho certesa de que este game é muito bom.

Games baseados em filmes normalmente tendem a sair um pouco da história original, X-Men parece ser o contrario, ele parece seguir a história do filme certinho ( lógico com algumas exessões como os Sentinelas que não aparece no filme, ele sim eu vi e é muito bom ), isto é um ponto muito forte para o jogo. Por tudo que já li e já vi deste game a história dele está que nem a do filme mesmo ( é isto me surpreendeu pois poucos jogos são assim ).

X-Men Origins: Wolverine é um jogo que pelo jeito você joga e se apaixona, um jogo que você joga e nunca esquece ( lógico que não como Final Fantasy ), mas pelo que li meu deus ele parece ser maravilhoso.

Agora respondendo a pergunta do começo, este jogo é uma exeção.


P.S ( Meu Deus tenho que jogar este jogo logo, antes que eu enloqueça por tudo que já ouvir falar dele, rsrsrs )

Mais & Menos

+ Violento e brutal, fiel ao personagem nas HQs

+ Mescla bem combates, puzzles e plataforma

+ Hugh Jackman retratado com perfeição

- Combate raso

- Alguns, poucos, bugs e glitchs gráficos

Notas

Apresentação: 9,0

Gráficos: 9,5

Som: 8,0

Jogabilidade:8,5

Diversão: 9

Média: 8,6


Análise tirada do site HardCore Gaming.

0 comentários: