29 de abr. de 2009

Square: Indústria japonesa é quase xenofóbica

square-eidos

A corajosa, e coerente, declaração vem de nada mais nada menos de Yoichi Wada, presidente da Square Enix (e Eidos). O chefão da Square tem como grande desafio tornar a Square uma empresa global. Para isso vem dando suporte irrestrito ao console hardcore queridinho dos americanos, o Xbox 360, e adquirindo grandes empresas, a última dela a gigante inglesa Eidos.

Em entrevista ao Develop, side de desenvolvedores de jogos, Wada comentou sobre a situação da indústria japonesa na atualidade.

“Nos últimos 5 ou 10 anos a indústria japonesa de jogos se tornou um ambiente fechado, sem novas pessoas entrando, sem novas idéias, algo praticamente xenofóbico. Agora ela está um pouco atrás da indústria ocidental”

O executivo comentou ainda que a Eidos foi apenas o começo e que em pouco tempo a Square Enix pode adquirir outra grande empresa.

Aqui no RG é consenso concordarmos com Wada. A indústria japonesa tem tido sua criatividade diluída e o mercado japonês não aceita jogos ocidentais o que limita o escopo criativo dos jogos locais, se ela se abrisse mais ela concertesa iria produzir jogos muito melhores, além disso o mundo do jogo não pode ser um local fechado tem que ser um local aberto a novas idéias, a novas tecnológias, para que os jogos não fiquem somente na mesma coisa, não fiquem chatos.

E vocês, o que acham, deixe seus comentários.

0 comentários: