29 de abr. de 2009

Halo Wars - Hands On

Recentemente a Microsoft liberou na LIVE, para um grupo seletíssimo de pessoas, um DEMO exclusivo do aguardado Halo Wars. Jogo que muitos já consideram ser capaz de fazer pelos RTS o que Halo fez para os FPS em consoles.

Os companheiros da XCGN.com conseguiram o demo (malditos sejam eles) e postaram um excelente e detalhadíssimo hands-on do jogo. Assim como IGN, EGM, Gamespot e outros, Arthur Kotsoupulous ficou maravilhado com o “swan song” da Ensemble Studios. Leia o hands on que foi traduzido na íntegra pelo companheiro nandolq.

halowarsa4

Com menos de um mês até que Halo Wars chegue as prateleiras de todo o mundo muitos estão esperando testar a Demo antes de considerar comprar o jogo. Normalmente qualquer coisa com “Halo” no nome deveria ser sinônimo de boas vendas, mas com Halo Wars existe uma certa cautela do público gamer.

Isso é porque Halo Wars não é um FPS (First Person Shooter/Tiro em 1º Pessoa) como os jogos Halo anteriores, é um RTS (Real Time Strategy/Estratégia em Tempo Real). Os jogadores conhecem a reputação do gênero RTS em consoles. Pouquissimos jogos funcionaram, menos ainda obteram sucesso.

Isso levou os fãns do gênero a criticarem as versões de consoles dos jogos de RTS e a maioria dos jogadores preferem outros gêneros como FPS que funcionam melhor em consoles. Jogos de RTS envolvem esforço e paciência. Eles não são como FPS ou jogos de corrida onde você pode pular dentro e fora quando quizer.

Com um RTS uma vez que você pula dentro você tem que imediatamente usar o seu cérebro e concentração para traçar uma estratégia para vencer. Então é natural ter dúvidas sobre o sucesso ou fracasso do game, mesmo com o nome Halo.

Ensemble Studios esculpiu algo bonito que todo o fã de Halo e até mesmo o não-fãn de Halo vão vir a adorar e aproveitar. Isso até mesmo naqueles que duvidam que bons jogos RTS podem ser feitos em consoles. É um jogo fácil de pegar e jogar mesmo com o mínimo conhecimento sobre o gênero.

Comece a Demo e você vai sentir instantaneamente o mesmo sentimento de quando começou a jogar Halo 1,2 e 3. A pressa de se antecipar na ação flui pelo seu corpo.

halo-wars-gc3

A Demo de Halo Wars oferece 2 fases da campanha: um tutorial básico e um avançado junto de uma partida Skirmish de 1 vs 1 em Chasms, um gélido campo de batalha, e um dos 14 mapas disponíveis no jogo para Skirmish. Então mesmo sendo pesados 1.4gb, a Demo oferece o suficiente para tanto o jogador casual quanto o hardcore testar e decidir facilmente se vale ou não a pena comprar o jogo.

Para mim Halo Wars sempre foi um Must-Buy, mas jogar a Demo renovou meu gosto pelo gênero RTS. Para todos que acham que o jogo será complicado de jogar podem ir mudando de idéia porque a Ensemble Studios virá com uma amigável configuração de controles que é de fácil uso e aprendizado.

Os tutoriais básicos e avançados facilmente explicam os controles do jogo e depois de os ter terminado você deve ter uma boa noção das boas maneiras de controlar suas tropas e dos poucos atalhos, como pressionar o botão A para criar um círculo que seleciona todas as unidades dentro do raio, esquerda/direita no D-Pad (direcional digital) para trocar entre suas bases, ou pressionar LB para selecionar todas as unidades na tela.

Não tem muito mais o que saber sobre os controles: Você pressiona X após selecionar uma unidade para fazer ela se mover até o destino selecionado, o botão A seleciona a unidade, o analógico esquerdo move a câmera. Se você jogou Dawn of War no PC você irá entender facilmente os conceitos de contruções do game: Você tem sua base e tudo o que tem que fazer é construir edificações e unidades.

Você nem ao menos precisa se preocupar sobre onde construir veículos, então até mesmo novatos no gênero não terão problemas com o jogo. Os Menus são quase idênticos aos de Halo 3 junto com a música que é um mix de velho de novo com aquele toque Halo, então ao longo do game você não irá se sentir que está jogando um jogo qualquer apenas com o nome de Halo.

Para uma Demo tem bastante conteúdo mas o modo Skirmish reina sobre todo o resto. Os Covenant e os Humanos são quase idênticos em força. Cada um tem seus próprios prós e contras e Ensemble balanceou ambos perfeitamente para que cada batalha não seja apenas de um lado, a menos que você realmente use estratégia.

halo-wars-gc2

Antes de jogar minha primeira partida Skirmish no jogo eu estava um pouco preocupado com os Covenants na dificuldade normal: Eles irão usar a estratégia clássica do RTS e vão apenas me atacar rapidamente? O quão fortes serão seus ataques? Depois de 10 minutos eu descobri quando eu fui informado que eles haviam construido um Scarab. Poucos segundos depois eu tinha um Scarab, Honor Guards Elite, Hunters, e uma inteira tropa de Covenants para lidar e foi o fim para mim.

Então eu decidi reiniciar a partida e construir minhas defesas mais cuidadosamente, lendo cada status das unidades e como elas funcionavam. Dentro de 10 minutos os Covenants tinham montado um ataque a minha base e um minuto depois eu havia liquidado eles com minhas unidades defensivas. Depois de bons 30 minutos apenas construindo um exército e melhorando continuamente minha tecnologia era minha vez de atacar.

Eu enviei meu exército para atacar os Covenants e graças à minha tecnologia avançada, dando minhas unidades o melhor do melhor, eu venci a partida com facilidade e muita satisfação. Foi uma difícil partida inicial mas ofereceu diversão e aproveitamento que eu pude sentir o que era que a Ensemble estava almejando.

Halo Wars oferece algo apreciável para os fanáticos pela franquia Halo ou pelo gênero RTS e ainda também é acessível àqueles que tão pouco gostam da fanquia ou do gênero RTS. O jogo apenas flui, funcionou perfeitamente. O conceito funcionou na realidade.

Se você é um fã que adora apenas correr e atirar então a Campanha é realmente o que você procura. As duas fases oferecidas na Demo são muito lineares onde tudo o que você tem que fazer é construir algumas unidades e partir pro ataque. Imagine as batalhas épicas de Halo 3 com uma perspectiva do topo e é exatamente o que Halo Wars é na maior parte do tempo. Tudo funciona e nenhuma vez eu ví um glitch gráfico ou de jogabilidade.

Ambos os Covenants e os Humanos tem um acervo enormes de unidades para se jogar (algumas são novas e outras familiares), enormes ambientes como os campos de batalha congelados, controles fáceis e uma campanha que ocorre 20 anos antes dos eventos do primeiro Halo.

hw22

Uma coisa é ter um jogo que é impecável em certos aspectos e nem tanto em outros, e outra coisa é ter um jogo que é muito bom em todos os aspectos, e Ensemble deu um jeito de fazer justamente isso.

Aqueles que pensaram que esse foi só outro jogo com o nome Halo estampado para fazer a Microsoft ganhar mais dinheiro que pensem novamente.

Para os fãns de RTS e de Halo e para os não-fãns de RTS e de Halo, este é um jogo top de linha que muitos irão adorar e se surpreender. É tudo que um fã de Halo e um gamer procurando por diversão iriam querer.

Venha ler o nosso review em breve.

CRÉDITOS

Texto original: Arthur Kotsopoulos (Grathius XR)

Tradução: Fernando Landeira (nandolq)

Edição e Revisão: Gustavo Rodrigues

0 comentários: