Produtora: Yuke´s Osaka Distribuidora: THQ Gênero: Luta/Esporte
Plataforma: X360/PS3 Analista: Fabian Kurayami Editor: Gustavo Rodrigues
O MMA – sigla de mixed martial arts – é sem dúvida um dos esportes cuja a popularidade mais cresce no mundo. A demanda por um jogo da categoria nesta geração era, portanto, imensa. A THQ, publisher que vive péssimo momento e corre o risco de fechar as portas, foi anunciada como responsável pelo jogo o que baixou minhas expectativas. Notícia após notícia, vídeo após vídeo, entretanto, UFC 2009 Undisputed mostrou-se interessante e acendeu uma faísca de esperanças. Será que a THQ conseguiu lançar um vencedor ou um game destinado á submissão?
Guerreiros realistas
Apesar da distribuição da THQ, UFC 2009 foi criado por um time japonês, o estudio Yuke´s Osaka. Os japoneses manteram sua tradição de modelagens de personagens perfeitas. Todos os lutadores são visualmente muito, mas MUITO fiéis aos reais. Os corpos foram reproduzidos com exatidão, trazendo para os games cada detalhe da musculatura dos atletas. A face dos lutadores também impressiona. A modelagem é muito precisa e criou personagens que não lembram versões aliens das pessoas as quais se basearam. As texturas de pele também são incríveis. Mostram rugas, poros e defeitos na superficie do rosto. Segundo a Yuke´s cada personagem foi construido com 30 mil polígonos, um numero respeitável, especialmente quando lembramos que na geração passada este número nunca passou de 8 mil.
Infelizmente os japoneses possuem outra tradição além da modelagem de personagens irrepreensível. Defasagem técnica. Enquanto desenvolvedores ocidentais dominam uma grande gama de técnicas de iluminação, microrelevo de superficie e geração de partículas, os japas se resumem a uma ótima modelagem e aplicação de texturas. Com a Yuke´s não foi diferente. UFC 2009 Undisputed é um jogo bonito no que diz respeito aos lutadores, mas é bastante pobre em todo o resto. A iluminação é extremamente genérica, os cenários sem nenhuma vida – fica quase impossivel de se perceber em que arena se está lutando já que todas são basicamente iguais – e fluidos como suor e sangue estão longe da recriação realista vista em Fight Night Round 3.
De todo modo o resultado é agradável quando levamos em consideração que os 80 lutadores foram criados com fidelidade invejável. Além disso o frame rate é sólido e o jogo não sofre com problemas de detecção, algo extremamente comum em games de luta 3D com tamanho nível de complexidade.
A trilha sonora é bastante repetitiva e curta. Aliás, em questão de jogos de esporte sempre sinto falta da EA TRAX e sua grande e eclética seleção de canções. Os lutadores também não possuem vozes, mas tudo bem, já que durante as transmissões de UFC não somos mesmo capazes de ouvir suas vozes. A narração foi executada de modo competente pelos narradores reais do evento e são o ponto alto da apresentação sonora. Os efeitos das pancadas e da torcida são decentes.
Caminho do Combate
Emular um esporte tão cheio de variáveis como o MMA é uma tarefa muito complicada. Apesar da relativa homogeinização de alguns estilos, na categoria muitos dos lutadores colocam em seu repertório golpes de outro combate que não aquele que são especializados. Isso gera um número imenso de possibilidades na luta e é isso que torna a UFC tão sensacional.
Por mais realista que seja o jogo, faltou uma certa individualização nos golpes dos lutadores. O gênero de combates foi reduzido e atletas como o poderoso campeão mundial brasileiro Lyoto Machida – um mestre do karate – tivesse suas habilidades recriadas como kickboxe. O mesmo aconteceu com alguns lutadores que usavam o Sanbo como estratégia de agarrão e tiveram seus movimentos modificados para o wrestler. Estas simplificações acabam diminuindo a individualidades dos lutadores.
Excetuando-se este problema, a Yuke´s fez um belo trabalho na jogabilidade. O game usa os botões de face para socos e chutes e os de ombro para determinar a altura dos golpes e defesa. A marcha analógica direita é usada nas técnicas de agarrão. È um game complexo, técnico e com uma curva de aprendizado nada amigável. Sem dedicação, triunfar em UFC 2009 Undisputed é tarefa quase impossível. Há recompensas entretanto. O jogo é sólido e derrotar um adversário poderoso nos níveis de dificuldade mais altos causa uma sensação de realização que parecia ter sumido dos videogames.
Escolhas e Possibilidade
UFC 2009 Undisputed possui como modo principal a “Carreira”. Nele você cria um lutador – o processo de criação, diga-se de passagem, é bastante profundo e consegui criar um personagem com a minha cara – e deve treinar para ganhar pontos, se tornar mais forte e subir no ranking até chegar ao campeão. Infelizmente estes treinos são automáticos ( com exceção do sparring ) e o que era uma oportunidade para variar a jogabilidade acabou sendo desperdiçada. Um outro problema é que após vencer sua categoria o modo carreira é FINZALIZADO e você não pode seguir evoluindo aquele personagem! Um absurdo que me obrigou a recomeçar todo o jogo para criar um personagem de nível decente.
Outra possibilidade interessante é o modo de lutas clássicas. Nele você deve reproduzir confrontos históricos como a segunda luta entre Anderson Silva e Rich Franklin. Antes da luta o jogo mostra vídeos em alta definição com entrevista dos atletas e cenas de lutas anteriores. Mais UFC impossível! É sem dúvida um dos modos mais divertidos para os fãs do esporte.
Além disso temos os tradicionais modo versus offline e online, que funciona bem apesar de oferecer poucas possibilidades.
Conclusão
A THQ conseguiu mostrar com UFC 2009 Undisputed que é sim capaz de lançar bons jogos. O game capturou de modo eficiente a ferocidade e empolgação do esporte e com uma jogabilidade profunda, tornou a experiência legitimamente recompensadora, especialmente nos modos mais difíceis que exigem do jogador uma dedicação absurda.
Sendo o primeiro de uma série, é fácil ignorar os problemas e ver muito, muito potencial. Um jogo de luta bastante único e absolutamente obrigatório para os fãs de MMA, especialmente para nós, brasileiros, os reis do esporte.
Mais & Menos
+ 80 lutadores
+ Excelente modelagem dos atletas
+ Jogabilidade profunda e eficiente
- Faltou variedades nos movimentos e estilos de combate
- Excesso de KO´s não reflete a realidade so esporte
Notas
Apresentação: 8,5
Gráficos: 7,5
Som: 7,5
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0 (x2)
Média: 8,4
Não sou muito fã de games de luta, mais UFC 2009 me surpreendeu, apesar de eu não ter jogado ele todo apenas testei, eu gostei. O Fabian consegue descrever ele muito bem nesta review, não é atoa que todas as que eu pego são de lá ou quase todas as reviews dele são ótimas.
Mais voltando ao assunto do UFC, eu achei muito interessante a jogabilidade dele, não é que outros games de luta que você joga beleza, mais se quiser continuar com a manete boa você tem que ser ruim, poruque tem uns games de luta que pelo amor de deus pra você fazer um golpe você tem que afundar todos os seus botões, UFC não ele é diferente, é como vou dizer "mais fácil" de se jogar.
Outra coisa que me chamou atenção foi o gráfico do jogo, gostei bastante, já que a maioria dos jogos de luta tem uns gráficos feio pra capeta, rsrsrs.
Agora o que eu não gostei mesmo foi que o jogo saiu um pouco da realidade do esporte na vida real, sei lá pra mim ele saiu um poco do foco.
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