11 de abr. de 2009

Você tem um ano de vida. O que jogaria antes de morrer?

O Rock Games responde: muitos, mas muitos jogos. É impressionante como a indústria dos videogames foi capaz de gerar formas de entretenimento extremamente diversificadas e impactantes. As diferentes gerações de plataformas comprovam o que a tecnologia vem cumprindo durante anos: evolução sem limites.

Quem não conhece este nome?Do "Nintendinho" ao Wii, do Amiga aos computadores de hoje, do Atari a todos os consoles de última geração... O mundo dos jogos é capaz de cativar pessoas de todas as idades, levando em consideração a quantidade e a variedade de plataformas e games criados. As peculiaridades de cada título podem atingir gostos diferentes e marcar as pessoas das maneiras mais curiosas.

É com base nisso que o Baixaki Jogos aparece com a seguinte situação hipotética:


Você tem um apenas um ano de vida. Quais games você deveria jogar antes de morrer?


Jogos memoráveis
Mais de 100 sinônimos para a palavra diversão


Bem, o entretenimento eletrônico foi abordado fortemente desde que OXO, Tennis for Two e Pong — os marcos dos primórdios dos videogames — despontaram. De início, os desenvolvedores não contavam com muitas frentes tecnológicas, portanto a criatividade, inicialmente, era o principal pilar de criação (confira o Especial do Baixaki Jogos que aborda essa questão).

Tênis para Dois

Pouco a pouco, a ligação íntima entre evolução tecnológica e ideias mais abrangentes (e ousadas, diga-se de passagem) foi se solidificando. Jogos extraordinários marcaram tempos mais antigos e abriram caminhos para que outros desenvolvedores pudessem inventar e aplicar conceitos ainda mais interessantes.

A era de Niko BellicDos games listados abaixo, é possível observar uma grande quantidade de "antiguidades". Mas há, ainda, títulos que fizeram bem seu papel no que diz respeito a inovar e se destacar dos demais concorrentes. Enquanto isso, há certos games que marcaram presença na própria indústria dos videogames, bem avaliados ou não (como Sid Meier's Pirates! e Grand Theft Auto IV).

Devemos lembrar os usuários que constam abaixo apenas os jogos mais expressivos, por mais que pertençam a uma franquia espetacular. Lembre-se: você tem apenas um ano de vida, seria um desperdício de tempo experimentar absolutamente todos os games das séries mais famosas.

Enfim, o começo da lista contém relíquias valiosas:

  • Pong
  • Space Invaders
  • Tetris
  • Pitfall

Quatro games, quatro ideias únicas. A simplicidade é o que faz com que jogadores de todo o planeta gastem horas com versões antigas e modernas dos títulos acima. As barrinhas de Pong, as naves de Space Invaders, os blocos de Tetris e a ação de Pitfall são simplesmente inesquecíveis.

O simulador 3D de combate espacialO próximo bloco de jogos é ligeiramente mais evoluído:


O forte contraste entre o humor de Full Throttle e a revolução gerada por Doom e Duke Nukem 3D, por exemplo, é algo que caracteriza o bloco acima. Paralelamente, podemos encarar X-Wing e Wing Commander como títulos que colocam o jogador diretamente no cockpit de naves destruidoras, elevando os games a um novo patamar de imersão.

E que tal alguns clássicos ainda mais conhecidos?

Liu Kang X Baraka


Ouriço ou porco-espinho? O propósito desta matéria não é apresentar jogos por ordem cronológica, mas sim por nível de impacto. Na realidade, todos os títulos citados aqui geraram balbúrdia entre os gamers, porém há títulos que os mais leigos sobre jogos podem reconhecer.

O conjunto de nomes é grande: Pac-Man, Mario, Zelda, Solid Snake, Final Fantasy, Street Fighter, Mortal Kombat, Sonic... Mesmo os que não tiveram muito contato com consoles poderão se lembrar de tempos nostálgicos gastos com fliperamas através de títulos como The King of Fighters, Daytona USA e Cruis'n USA.

O seguinte agrupamento de games é algo que pode mexer com as bases dos jogadores mais novos:


A Sombra do Colosso

É, aqui o bicho pega. Você prefere as incríveis corridas de Need for Speed ou os tiroteios revolucionários de Call of Duty? A dinâmica épica de God of War ou as batalhas monstruosas de Shadow of the Colossus? O Rock Games reforça: experimente TODOS os jogos deste especial antes de morrer, se puder.


Confira alguns dos títulos mais marcantes da atualidade:


É muito interessante observar que, dentre os games acima, há vários que remontam propostas extremamente antigas. É o caso de LittleBigPlanet, a bomba da Media Molecule, que exibe uma perspectiva típica de clássicos de ação/plataforma com uma série de inovações atraentes.

Devemos ressaltar, como de praxe, o sucesso de jogos resultantes de grandes produções. Gears of War, Assassin's Creed e, obviamente, o marco da indústria do entretenimento: Grand Theft Auto IV. Surpresas como Braid, Dead Space e Spore também foram muito bem recebidas pelo público gamer.


Demais jogos
Para você comer capim pela raiz com um sorriso no rosto


Irreal é pouco


Ufa! A lista é realmente longa, mas, para aqueles que tiveram a paciência de acompanhar cada um dos títulos acima, é possível perceber uma mistura inigualável de estilos, gêneros, categorias e ideias. Note que o aterrorizante Phantasmagoria está logo abaixo de Marble Madness, embora um não tenha praticamente nenhuma similaridade com o outro.

Nostalgia é algo que surgiu em todos os redatores do Baixaki Jogos durante a realização desta matéria. Épocas distintas fazem com que a diversão seja retratada com simplicidade, com complexidade, com abrangência, com restrição, com qualidade, com pobreza...

Pedimos a todos os usuários que completem a lista de games comentando abaixo, apontando quais títulos os fãs de entretenimento eletrônico deveriam experimentar antes de baterem as botas. E, se tiverem tempo disponível, que testem a maior parte dos jogos acima e se divirtam por horas e horas.


Bom jogo!


Galera está matéria foi retirada do site Baixaki Jogos, então se tem alguma coisa ai que vocês não gostem fique sabendo qua não foi a gente que escreveu, apenas editamos um pouco, mas também tem muita coisa ai que a gente não concorda, mesmo assim achamos interessante a matéria.

0 comentários: