Plataforma: Playstation 3
Data de Lançamento: 17/02/2009
Distribuída por: Capcom
Desenvolvida por: Capcom / Dimps
Gênero: Luta
ESRB Rating (censura): Teen (Adolescente)
Nota: 10.0 / 10.0
Fonte de vídeo: YouTube
Redator: Jeancarlos Silva Mota
Editado por: Gustavo Rodrigues
Você deve ter visto cada imagem, cada vídeo no YouTube e sites de games especializados, deve ter desejado jogar a versão para Arcade que estava disponível em alguns lugares no mundo, deve ter contado os dias para que,finalmente, o mais famoso game de luta da existência dos games tivesse sua mais nova versão lançada para consoles next-gen. Pois bem, esse dia chegou! Street Fighter IV finalmente está à venda para Playstation 3 e Xbox 360! E aqui no RG, você vai conferir porque essa é a mais nova obra-prima da Capcom!
Apesar de ser incrivelmente difícil de explicar por onde começar, pelos diversos aspectos e qualidade do jogo, tentarei ser o mais sincero possível: Quando você acabar de ler essa review, ADQUIRA SEU STREET FIGHTER IV!
Agora podemos continuar.
Para começar, essa versão para console é simplesmente tão perfeita quanto a do Arcade, sem tirar nem por! O fenômeno chamado Street Fighter é tão grandioso que, não importando de qual geração de gamers você faz parte, com certeza você já ouviu falar desse nome. Por mais que muitos iniciaram sua paixão com big-bang chamado Street Fighter II, não podemos esquecer o terceiro game da série. Algumas pessoas o acham incrível enquanto outras não gostaram nem um pouco dela. Agora, uma coisa é certa, isso não acontecerá com Street Fighter IV! Se você gosta de games de luta ou da série Street Fighter ou apenas do tão falado Street Fighter II, tenha certeza que esse jogo foi especialmente projetado para você!
Basicamente, ainda é possível ver o velho esquema “pedra, papel e tesoura” funcionando em Street Fighter IV. O Hadouken sai com o pressionar de “meia-lua para frente + soco”, o Shoryuken com “meia-lua para frente e para trás + soco” e assim por diante. Não há armaduras que definham com as pancadas, nem armas que podem ser coletadas e arremessadas nos adversários, esse é simplesmente Street Fighter como todos os demais, só que com bem mais expressões, e não há nada mais divertido! Já que iniciamos o assunto “novidades”, saibam que cada personagem ainda conta com um Super movimento, mas esse pode agora ser executado de duas formas. Você pode apertar os três botões de ataque ao executar o movimento necessário para o especial, ao invés de apenas um, para executar um Ultra, um especial mais forte, mais dramático e muito mais bonito que o especial normal! Para tanto basta ter sua barra de EX totalmente preenchida.
Além disso, os oito personagens básicos que definiram o nome Street Fighter em sua primeira aparição em Street Fighter II estão de volta para aumentar ainda mais o elo entre essa nova versão e aquela que fez o nome da série há 17 anos! Porém um belo upgrade também acontece em Street Fighter IV, introduzindo novos personagens e outros velhos conhecidos. Você contará com os praticantes do Caratê Shotokan, como Ryu, Ken, Sakura, agora mais distintos um do outro, e outros como Guile e Dhalsim que retornaram de seus exílios. Já velhos conhecidos como Gen (mestre de Chun-li e de seu pai, que apareceu em Street Fighter Alpha), a misteriosa Rose, o cômico Dan, Fei Long e Cammy (personagens da versão Super do Street Fighter II) retornam para apimentar ainda mais as coisas. E novos rostos como Crimson Viper, Abel, El Fuerte e Rufus caem dentro da briga para mostrar seu potencial. Há! Tudo isso sem esquecer grandes mestres (e / ou vilões) que não ficaram de fora! Balrog, Vega e Sagat acompanham M. Bison nessa nova batalha! Não esquecendo dois outros personagens em especial, que chamam muita atenção: O velho e poderoso Akuma e seu rival (e mestre de Ryu e Ken) Gouken!
Ufa! São muitos e há personagens secretos e o boato que mais poderão ser adicionados com o tempo via Playstation Network (ou Xbox live).
Entretanto, talvez a mais interessante novidade seja o sistema de focus: Segurando o soco médio e o chute médio juntos, você envolve seu lutador em um conjunto de linhas à base de tinta (adição artística fantástica, muito utilizada em Street Fighter IV) que absolverão o próximo ataque recebido, devolvendo-o com um poderoso contra-golpe, deixando seu oponente prontinho para ser abatido com um delicioso e rápido combo! Essa novidade se encaixa perfeitamente com o novo “tempo” de velocidade de Street Fighter IV, podendo deixar alguns fãs do novo Super Street Fighter II Turbo HD Remix (versão disponível para PS3 e Xbox 360 apenas via compra para download) um pouco confusos, mas nada que um pouco de prática não resolva.
No geral, Street Fighter IV é realmente fiel à sua versão de arcade, porém essa versão para consoles recebeu um tratamento especial no visual, fazendo da versão para console uma beleza! A mudança para o estilo 3D foi simplesmente impecável, fazendo com que os moldes musculares dos personagens ficassem perfeitos em texturas e demais detalhes diretamente ligados à versão 2D de antigamente. Nenhum outro game da série Street Fighter jamais deu tanto espaço para um combate, permitindo que uma nova “fisicalidade” brutal entrasse em cena, com animações perfeitas em visual e quantidade de pixels em tela! Um Dragon Punch numa encaixou tão perfeitamente em um adversário, com tamanha precisão de contato, mostrando nitidamente a expressão de dor adversária!
O nível de detalhes ecoa até mesmo no cenário ao fundo! Das câmeras dos turistas que aproveitam o embate para tirar fotos, ao cargueiro que letamente surge revelando um animado Balrog (ou um vídeo dele), fazendo com que a ação aconteça, como se cada um dos cenários estivesse tão vivo quanto os personagens que neles lutam! Isso sem mencionar as cutscenes (cenas cinematográficas)! Essas são uma perfeita obra de arte à parte! Os detalhes utilizando pinceladas com tinta adicionam um “que” a mais nos belíssimos gráficos do jogo. Essa outra adição à versão para consoles faz muita diferença.
Não há porque alongar muito dessa análise sobre os modos single-player. Street Fighter IV tem de tudo um pouco do que já é comum ver num game de luta, um modo campanha, para conhecer melhor todos os personagens e enredo, trials, para executar os movimentos corretamente como pedidos, Time Attack e Survival para desafiar seus limites e conhecimentos. Agora, o poder de Street Fighter IV está nas suas raízes, a competitividade do modo versus! Seja com um ou mais amigos em sua residência ou com os modos on-line, Street Fighter IV é competir! Assim como o que acontece em Super Street Fighter Turbo HD Remix, Street Fighter IV consegue garantir muita diversão on-line com praticamente 0 de lag, fazendo com que nada possa atrapalhar a ação!
Partidas ranqueadas ou não ranqueadas estarão disponíveis para que você possa adquirir pontos de batalha (Battle Points) a cada vitória. E sim, derrotas significam a perda de pontos significando que é muito mais fácil descer que subir nos rankings. Um toque de mestre do jogo é permitir que alguém possa interromper sua jogatina enquanto você joga no modo single-player, como se você estivesse num arcade! Imagine você jogando num arcade, em casa, e do nada uma legião de adolescentes aparece te desafiando na sua própria sala! São detalhes como esses acrescentados pela Capcom que fazem com que a versão dos consoles não deva em NADA para a experiência dos arcades!
Pena que o restante das novidades on-line de Street Fighter IV ainda ficarão disponíveis através de uma atualização ainda sem data programada, que incluirá um sistema de torneios e replay-mode (sem muitos detalhes revelados até o momento que essa matéria foi redigida). Mas, esperamos ansiosamente por notícias da Capcom sobre essas novidades que acrescentarão ainda mais a algo já tão perfeito! Se o jogo tem uma falha, seria essa espera por novos modos on-line e nova roupagem para os personagens, que também só ficará disponível mais tarde, através de atualizações.
Mesmo assim, Street Fighter IV é mais que qualquer outro game de luta que já tive o prazer de jogar! O triunfante retorno da série aos games, após um jejum de oito anos, traz uma maravilhosa mistura entre o velho e o novo, de forma acessível e empolgante! E por mais que Street Fighter IV tenha o semblante de sua velha contraparte (Street Fighter II), ele consegue ser novinho em folha, oferecendo uma nova viagem a um fantástico universo que irá agradar desde a velha guarda dos games de luta até os novos e promissores jogadores dessa nova geração de consoles! Duas considerações finais? Já lhes disse pra adquirirem o jogo logo após terminar de ler essa matéria? E... HADOUKEN!!!
0 comentários:
Postar um comentário