Convenhamos que atravessar cenário fantasmagóricos em ruínas budistas deixa meio que suspenso o termo “console familiar” para o Wii. Afinal de contas, a fórmula da Deep Silver para Cursed Mountain tenta mesmo desembarcar no console algo francamente profundo e também um pouco mais adulto — sem falar em menos casual.
Não obstante, as novas informações reveladas durante a última edição da GDC (Game Developers Conference) dão idéia de que o andamento do jogo pode ser um pouco... diferente do que se esperava. Não entenda mal, você ainda vai poder encarar dezenas de entidades fantasmagóricas nos locais mais agrestes da região do Himalaia. Bem, onde exatamente está a diferença então? Bem, parece que a coisa toda não fica assim tão dentro da fórmula “survival horror” quanto era esperado. É claro, isso não é necessariamente algo ruim, mas...
Durante as três diferentes “fases” mostradas durante a célebre feira, salvo por eventuais batalhas contra fantasmas ensandecidos e alguns puzzles, o desenvolvimento se dá de uma forma bastante direta, do tipo: “pule aqui”, “escorregue ali”, “corra acolá”. Aí fica a pergunta: será mais um jogo para o Wii que fará com que você se movimente incessante e constrangedoramente durante horas a fio? Possivelmente não, mas que a coisa parece pender muito mais para a ação... isso parece.
Despachando as almas penadas
A primeira seqüência exibida durante GDC traz um típico acampamento encontrado em bases de montanhas. Trata-se do cenário com mais batalhas entre todos os que foram mostrados, e mostra o herói, Eric, lutando contra as entidades armado apenas com uma — pasme — picareta.
Não seu preocupe, a heróica ferramenta não será a sua única arma durante o jogo. Existem também várias armas de projéteis que podem ser encontradas durante o jogo, embora a maioria dispare uma espécie de munição específica para fantasmas (hã? Sal grosso? Quem sabe eles não pegam a ideia da série Supernatural...).
A propósito, em Cursed Mountain você não vai realmente matar nada (afinal, são apenas fantasmas), já que a coisa toda se parece muito mais com uma sessão de despacho feita através de gestos budistas com o Wii Remote e o Nunchuk.
Isso funciona da seguinte forma: uma vez que se tenha disparado na desafortunada alma penada, você terá que mirar e apertar “A”, quando então um símbolo aparecerá temporariamente na tela.
Caso o seu primeiro ataque tenha causado dano suficiente, o símbolo aparecerá de forma mais proeminente na tela, sendo que cada símbolo representará os movimentos que devem ser feitos com os controles — o que envolve, normalmente, movimentá-los para um lado e para o outro. Bem, supondo-se que você tenha executado corretamente os movimentos, considere o fantasma devidamente despachado.
O início da busca
A segunda sequência mostrada traz o início da busca de Eric por seu irmão desaparecido, mostrando o protagonista recuperando a consciência após despencar em uma fenda de gelo. Uma vez que esteja “a salvo”, será a vez de escapar de uma nova ameaça: uma portentosa avalanche. Bem, a idéia é correr movimentando os controles para frente e para trás.
Aparece então, novamente, a fiel picareta do herói, que agora servirá para escalar uma encosta. E, é claro, mais espíritos hostis aparecem, e, eventualmente, Eric chegará a uma caverna, quando então você descobre que varetas de incenso servirão para recuperar a energia. Um puzzle simbólico então barrará a sua saída do local.
A vila abandonada (e muito... muito escura)
A última parte de Cursed Mountain mostrada coloca Eric em uma vila abandonada. Em uma palavra? Escura. Em duas? Muito escura. De fato, os cenário são tão escuros que fica mesmo difícil divisar detalhes do jogo. Tudo bem, afinal, trata-se de um jogo de horror, que, salvo exceções, se beneficia grandemente de ambientes escuros.
O problema é que, nessa fase especificamente, a escuridão parece mesmo atrapalhar um pouco a jogabilidade. Não obstante, o novo ambiente muito mais ambientes para se explorar. Outra coisa também ficou clara nas demonstrações: será de fato bastante difícil se perder em nos cenários já que, bem, na dúvida é só subir — o que atravessará nove fases, garantindo aproximadamente 20 horas de diversão.
Cursed Mountain deve desembarcar em algum momento de 2009. Aguarde novidades. Vamos ver se este jogo do " horrivel " Wii agrade, o que eu duvido e muito.
Não obstante, as novas informações reveladas durante a última edição da GDC (Game Developers Conference) dão idéia de que o andamento do jogo pode ser um pouco... diferente do que se esperava. Não entenda mal, você ainda vai poder encarar dezenas de entidades fantasmagóricas nos locais mais agrestes da região do Himalaia. Bem, onde exatamente está a diferença então? Bem, parece que a coisa toda não fica assim tão dentro da fórmula “survival horror” quanto era esperado. É claro, isso não é necessariamente algo ruim, mas...
Durante as três diferentes “fases” mostradas durante a célebre feira, salvo por eventuais batalhas contra fantasmas ensandecidos e alguns puzzles, o desenvolvimento se dá de uma forma bastante direta, do tipo: “pule aqui”, “escorregue ali”, “corra acolá”. Aí fica a pergunta: será mais um jogo para o Wii que fará com que você se movimente incessante e constrangedoramente durante horas a fio? Possivelmente não, mas que a coisa parece pender muito mais para a ação... isso parece.
Despachando as almas penadas
A primeira seqüência exibida durante GDC traz um típico acampamento encontrado em bases de montanhas. Trata-se do cenário com mais batalhas entre todos os que foram mostrados, e mostra o herói, Eric, lutando contra as entidades armado apenas com uma — pasme — picareta.
Não seu preocupe, a heróica ferramenta não será a sua única arma durante o jogo. Existem também várias armas de projéteis que podem ser encontradas durante o jogo, embora a maioria dispare uma espécie de munição específica para fantasmas (hã? Sal grosso? Quem sabe eles não pegam a ideia da série Supernatural...).
A propósito, em Cursed Mountain você não vai realmente matar nada (afinal, são apenas fantasmas), já que a coisa toda se parece muito mais com uma sessão de despacho feita através de gestos budistas com o Wii Remote e o Nunchuk.
Isso funciona da seguinte forma: uma vez que se tenha disparado na desafortunada alma penada, você terá que mirar e apertar “A”, quando então um símbolo aparecerá temporariamente na tela.
Caso o seu primeiro ataque tenha causado dano suficiente, o símbolo aparecerá de forma mais proeminente na tela, sendo que cada símbolo representará os movimentos que devem ser feitos com os controles — o que envolve, normalmente, movimentá-los para um lado e para o outro. Bem, supondo-se que você tenha executado corretamente os movimentos, considere o fantasma devidamente despachado.
O início da busca
A segunda sequência mostrada traz o início da busca de Eric por seu irmão desaparecido, mostrando o protagonista recuperando a consciência após despencar em uma fenda de gelo. Uma vez que esteja “a salvo”, será a vez de escapar de uma nova ameaça: uma portentosa avalanche. Bem, a idéia é correr movimentando os controles para frente e para trás.
Aparece então, novamente, a fiel picareta do herói, que agora servirá para escalar uma encosta. E, é claro, mais espíritos hostis aparecem, e, eventualmente, Eric chegará a uma caverna, quando então você descobre que varetas de incenso servirão para recuperar a energia. Um puzzle simbólico então barrará a sua saída do local.
A vila abandonada (e muito... muito escura)
A última parte de Cursed Mountain mostrada coloca Eric em uma vila abandonada. Em uma palavra? Escura. Em duas? Muito escura. De fato, os cenário são tão escuros que fica mesmo difícil divisar detalhes do jogo. Tudo bem, afinal, trata-se de um jogo de horror, que, salvo exceções, se beneficia grandemente de ambientes escuros.O problema é que, nessa fase especificamente, a escuridão parece mesmo atrapalhar um pouco a jogabilidade. Não obstante, o novo ambiente muito mais ambientes para se explorar. Outra coisa também ficou clara nas demonstrações: será de fato bastante difícil se perder em nos cenários já que, bem, na dúvida é só subir — o que atravessará nove fases, garantindo aproximadamente 20 horas de diversão.
Cursed Mountain deve desembarcar em algum momento de 2009. Aguarde novidades. Vamos ver se este jogo do " horrivel " Wii agrade, o que eu duvido e muito.


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